Este vinho nasce na serra de Montargil, região do Alto Alentejo, na Herdade da Anta de Cima, propriedade da família Tenreiro, num clima temperado, com precipitação média anual de 650mm, e sobre solos de barro, mediterrânicos. Na Anta de Cima arrancaram-se as últimas vinhas na década de 50 do século passado e, como testemunha, a velha adega de talhas ainda resiste ao tempo. Em 2010, ressurgiu a vinha e em 2012 produziram-se os primeiros vinhos argilla, branco e tinto.
Castas: Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Touriga Nacional e Petit Verdot.
Clima: Temperado com verão quente e seco, precipitação média anual 650mm.
Solos: Argilosos
Vinha: 4.000 videiras/ha; cordão bilateral, com exposição a sul.
Vinificação: Desengace total antes do esmagamento, fermentação em depósitos de inox com temperatura controlada entre 21º a 24º.
Estágio: 10 meses em depósitos de inox, engarrafamento e estágio em garrafa desde então.
Notas de Prova: Perfil jovem e fresco com excelente expressão de fruta vermelha, nariz limpo. Bons taninos, finos e elegantes com final de boca persistente, fresco e algo mineral. As notas de fruta e herbais estão sempre bem presentes num final longo, que proporciona grandes combinações gastronómicas, tais com carnes vermelhas, grelhadas e com alguma gordura.
Outras Notas: Tem potencial para envelhecer em garrafa. Guardar as garrafas deitadas em local fresco. Consumir à temperatura de 16º-18º.
Enólogos: Paulo Tenreiro e Nuno Mira do Ó