As uvas, para produzir este vinho, provêm da Quinta do Carril, de uma vinha com mais de 70 anos virada a norte e de vinhas velhas com cerca de 100 anos, próximas da Quinta de Nápoles. O Batuta resulta de uma vinificação delicada, com macerações prolongadas, mas com pouca extração onde todos os detalhes são cuidadosamente considerados para que se obtenha um vinho complexo, fino e elegante. É cheio de concentração, própria das vinhas velhas do Douro, mas simultaneamente fresco e delicado.
Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Rufete, Malvazia Preta e outras. Idade das Cepas 70 e mais de 100 Anos.
Solo: Xisto
Notas de Prova: O Batuta é provavelmente o mais estruturado dos nossos vinhos juntamente com o Robustus. Mas mesmo estruturado mantém a assinatura Niepoort, de delicadeza, elegância e frescura. A cor é concentrada e quando se agita o copo aparecem laivos violeta. No nariz tem a característica nota de grafite, nuances florais numa base de frutos silvestres como amora ou cássis muito bem integrados com a madeira. Na boca é jovem, preciso e estruturado, mas sempre com a frescura e elegância que tanto caracteriza a Niepoort. Termina longo, persistente e picante.
Vinificação: Depois de uma selecção criteriosa, quer na vinha quer na adega, a fermentação decorreu em cubas de inox tronco-cónicas, com maceração pelicular durante cerca de 80 dias. O vinho estagiou durante 20 meses em barricas de carvalho francês, das quais 50% de madeira nova, onde decorreu a fermentação maloláctica.
Estágio: 20 meses em barricas de carvalho francês (50% novas).
Gastronomia: O Batuta é muito flexível na combinação com carnes e peixes como o tamboril, lulas ou polvo assado.
Enólogo: Dirk Niepoort
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.