Robusto, elegante e profundo.
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Barroca, Tinto Cão.
Viticultura: Proveniente da Quinta da Vista Alegre, Cima Corgo, vinhas com mais de 80 anos, estão plantadas em patamares antigos exposição predominante a Sul.
Vinificação: Uvas colhidas manualmente para pequenas caixas; provenientes de uma só colheita a sua vinificação processa-se de acordo com o método tradicional de Vinho Porto. Após desengace parcial as uvas são esmagadas em lagares de pedra com pisa a pé. A fermentação do mosto decorre sob temperatura controlada sendo interrompida pela adição de aguardente. Este vinho, tal como é produzido, fica com um grande potencial de envelhecimento.
Envelhecimento: Envelhecimento em grandes balseiros de madeira, pode ser engarrafado entre o 2º e o 3º ano. Desde que guardado em condições ideais, tem potencial de envelhecimento em garrafa para cima de 30 anos.
Consumo: Pode ser consumido desde já caso aprecie a potência da fruta, mas com potencial enorme de envelhecimento em garrafa. Acompanha muito bem queijos fortes, tais como, os nossos Queijos da Serra e Azeitão, o Stilton, o Roquefort, o Danish Blue. Também, após a refeição, com doces e chocolates assim como charutos. Vinho não filtrado. Uma vez aberto, de ser consumido no próprio dia, como qualquer grande vinho de guarda. Após a decantação, o vinho vai abrir e atingir o seu auge para, em seguida, perder gradualmente a frescura alterando significativamente as notas de prova. Deve ser consumido entre 14ºC a 16ºC.
Conservação: Deve-se manter a garrafa deitada sob temperatura constante e ao abrigo da luz intensa. Com o passar dos anos na garrafa os vinhos criam depósitos naturais pelo que, necessitam de ser cuidadosamente abertos e decantados antes de ser servidos. A garrafa depois de aberta deve ser consumida imediatamente.
Equipa de Enologia: Fátima Lopes, César Pinacho, Miguel Martins