Descrição
Os 61 hectares da propriedade espalham-se pelos fabulosos solos argilo-calcários que dominam as suaves colinas desta quinta. Toda a vinha é trabalhada integralmente em sequeiro. É aqui que, com uma base do nosso vinho tinto mais icónico e uma vinificação exclusiva por gravidade, conseguimos produzir um vinho tinto que reflete a natureza dos solos ricos em calcário: fruta expressiva, acidez vibrante, textura rica e mineralidade até ao final.
Localização: S. Lourenço do Bairro, Bairrada, Portugal.
Terroir: Clima de influência atlântica, protegido pelas Serras do Caramulo e Buçaco. Vinhas plantadas em alta densidade (5555 pés por hectare) em suaves colinas de solos argilo-calcários, na famosa mancha de calcário da região. Vinhas totalmente de sequeiro.
Castas: Touriga Nacional (50%), Cabernet Sauvignon (20%), Merlot (30%).
Vinificação: Vindima manual com seleção em tapete de escolha à entrada da adega. Segue-se o desengace e esmagamento, sendo o resultado transferido para cubas de inox com controlo de temperatura onde se dá a fermentação alcoólica e a malolática. Maceração durante cerca de 20 dias, aplicando-se a técnica de delestage . O vinho é depois estagiado durante 24 a 30 meses em barricas usadas de carvalho francês 225 litros. Estagia ainda mais 6 anos na garrafa antes de ser lançado no mercado.
Notas de Prova: Rubi com centro opaco. Aroma de fruta preta, cedro, couro, grafite. Encorpado, com taninos firmes, mas de arestas polidas. Acidez vibrante que se mantém durante toda a prova. Final muito longo e mineral.
Servir: Servir entre 16-18Cº. Decantar cerca 30 minutos antes do serviço.
Conservação: Em local fresco (12 a 14Cº) protegido da luz, sem grandes amplitudes térmicas.
Longevidade: Está pronto a beber, mas irá evoluir positivamente até 20 anos após colheita.
Gastronomia: Excelente para acompanhar assados de carne ou de peixe, cabrito, rosbife e carnes maturadas.