Pinot Noir é considerada por muitos como a melhor casta do mundo mas certamente a mais difícil de se trabalhar. Caracterizada por um cacho pequeno, baixo rendimento e uma película fina e sensível, esta conhecida casta Francesa tem sido um dos principais desafios para a nossa equipa de viticultura e enologia desde a sua plantação em 2001. Este exemplar da Quinta do Cidrô demonstra uma faceta diferente do habitual ao incorporar a finesse e elegância desta variedade típica da Burgonha com a estrutura e mineralidade do Douro.
Castas: Pinot Noir
Notas de Prova: A bela cor ruby apresentada neste Pinot Noir, revela elegancia e finesse neste vinho com notas típicas de cereja e groselha harmoniosamente integradas com nuances de baunilha. Um final de boca longo e frutado, que se aperfeiçoa após umas horas de decantação.
Fermentação e Estágio: É feita uma cuidadosa selecção de uvas nas parcelas de Pinot Noir de forma a colher as uvas que se encontram em diferentes níveis de amadurecimento e produção, procurando estabelecer elevados parâmetros qualitativos e maximizar toda a expressão varietal em termos de acidez e carácter. Parte das uvas são desengaçadas manualmente. Durante a fermentação é utilizado o método manual de “baixar a manta” de forma a conseguir uma extracção suave capaz de providenciar aromas delicados. O estágio ocorre por um período de 12 meses em barricas de carvalho francês usadas.
Gastronomia: Cabrito Assado, Trufa Preta, Vitela Estufada em Vinho Tinto, Bife de Atum. Servir a uma temperatura de 16ºC a 18ºC. Beber ou guardar até 10 anos.
Enólogo: Jorge Moreira
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.