A vinha velha da Quinta da da Pellada é o nosso maior património genético, onde foi plantada uma grande coleção ampelográfica, representativa das castas sempre presentes nas vinhas da Região Demarcada do Dão. Identificamos, reproduzimos e vinificamos algumas destas castas autóctones, por vezes produtivas, que perderam expressão na região e no país. De forma a reconhecer e interpretar o seu valor, este trabalho de valorização deu origem ao lançamento de alguns vinhos. Vinhos Produzidos em pequena quantidade, após criteriosa seleção em toda a Vinha da Quinta da Pellada, a partir das plantas mais sãs de cada casta. Desta diversidade destacamos três campos que deram origem a:
Quinta da Pelada "49"
Sem alterar nada para o vinho Quinta da Pellada, que mantém o seu lote normal, em que estas parcelas têm uma grande expressão, decidimos engarrafar separadamente uma pequena parte destes estudos interpretativos da especificidade de cada um destes micro-terroirs, para os mostrar.
Castas: Da parcela mais alta - "Alto". Esta parcela, como o nome indica está localizada na altura mais alta. Aqui predominam as castas Jaen, Alvarelhão, Tinta Pinheira, Tinta Carvalha, Bastardo, entre outras de expressão reduzida como, Touriga Nacional, Português Azul e Negro Mouro.
Solo: Granítico com linhas de argila e areia.
Vinificação: As uvas foram vinificadas respeitando toda a sua natureza. A fermentação espontânea, obviamente com leveduras indígenas, decorreu em lagar inox. A que se seguiu um estágio de 24 meses em três cascos de carvalho, 400L, de segunda/terceira utilização. Engarrafamento directo por gravidade.
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.