A vinha velha da Quinta da da Pellada é o nosso maior património genético, onde foi plantada uma grande coleção ampelográfica, representativa das castas sempre presentes nas vinhas da Região Demarcada do Dão. Identificamos, reproduzimos e vinificamos algumas destas castas autóctones, por vezes produtivas, que perderam expressão na região e no país. De forma a reconhecer e interpretar o seu valor, este trabalho de valorização deu origem ao lançamento de alguns vinhos. Vinhos Produzidos em pequena quantidade, após criteriosa seleção em toda a Vinha da Quinta da Pellada, a partir das plantas mais sãs de cada casta. Desta diversidade destacamos três campos que deram origem a:
Quinta da Pelada "49"
Sem alterar nada para o vinho Quinta da Pellada, que mantém o seu lote normal, em que estas parcelas têm uma grande expressão, decidimos engarrafar separadamente uma pequena parte destes estudos interpretativos da especificidade de cada um destes micro-terroirs, para os mostrar.
Castas: Da região intermediária de todas as nossas propriedades - "49". O parcela de solo mais heterogéneo, sempre de base granítica mas aqui com traços de areia e argila. Apesar da existência de outras castas, colhemos e co-fermentamos para este lote apenas as castas Alfrocheiro e Touriga Nacional.
Notas de Prova: Cor granada intensa. Aromas de bergamota, casca de laranja e flores silvestres. Na boca, especiarias, cacau e baunilha. Expressivo, elegante e com taninos generosos. Muito gastronómico.
Vinificação: Estagiou em barricas muito usadas de carvalho francês durante 28 meses.
Enólogo: Álvaro de Castro
Prémios: 90/100 Robert Parker
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.