Desde 2002 que a família Roquette da Quinta do Crasto (Douro) e a família Cazes do Château Lynch-Bages (Bordeaux) se associaram para trocar experiências e conhecimentos. O objetivo foi sempre produzir vinhos únicos na privilegiada região do Douro, património da humanidade pela Unesco. As variedades de uva são nativas da região, mas a tecnologia de vinificação é francesa. O vinho ROQUETTE & CAZES é o segundo vinho deste projeto. Tem na sua filosofia os ensinamentos que recebeu do seu irmão mais velho, o XISTO ROQUETTE & CAZES. É igual na elegância, na fineza e na profundidade de boca. A maior diferença está no estágio que poderá ser mais prolongado, com o objetivo de estar mais pronto a beber quando sai para o mercado.
Castas: 60% Touriga Nacional, 25% Touriga Franca e 15% Tinta Roriz.
Idade das Vinhas: Média de 13 anos.
Tipo de Solo: Xisto
Notas de Prova: Cor: rubi profunda. Nariz: impressiona no nariz pela sua excelente intensidade e complexidade aromática, onde se destacam notas de frutos vermelhos frescos, bem harmonizadas com notas suaves de especiarias finas. Boca: apresenta um ataque elegante evoluindo para um vinho de grande solidez e estrutura, caracterizado por taninos de textura aveludada. Envolvente, termina equilibrado, fresco e muito persistente. Um vinho feito com a tecnologia de vinificação de Bordéus mas com castas tradicionalmente durienses, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, que reflete claramente a identidade do Douro.
Vinificação: Todas as uvas são vindimadas manualmente. Após uma criteriosa selecção na entrada na adega as uvas são desengaçadas, suavemente esmagadas e transferidas para cubas de fermentação troncocónicas em inox, onde iniciam a fermentação alcoólica a temperatura controlada. Durante o processo de fermentação é utilizada a técnica francesa de "deléstage" que tem como principal objetivo aumentar a superfície de contacto pelicular no momento em que o mosto/vinho é lixiviado por cima das massas. Segue-se uma maceração pelicular pós-fermentativa, técnica muito utilizada nos vinhos de Bordéus, que permite uma extracção muito suave e um afinamento final da textura do vinho. O resultado é um vinho concentrado e complexo, que respeita a elegância e foge à rusticidade.
Estágio: O vinho Roquette & Cazes 2021 estagiou em barricas de carvalho francês, onde permaneceu cerca de 18 meses.
Sugestões de Serviço: Servir a uma temperatura de 16-18ºC com pratos de carne e caça, seja na grelha ou no forno, e com cozinha regional italiana.
Enólogos: Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).
Disponibilidade: Em 1-3 dias úteis