Os Volcanic Series são vinhos de origem vulcânica, onde os solos, pobres e pedregosos, desafiam a própria definição de solo agrícola. Nesta quase “rocha mãe”, no meio do Atlântico e na base da maior montanha de Portugal, onde mais nada poderia crescer, as uvas deste Rosé Vulcânico, amadureceram tanto quanto o bravo clima açoriano permitiu.
Castas: Field blend. Agronómica, Aragonês, Castelão, Malvarisco, Merlot, Saborinho, Syrah, Touriga Nacional.
Notas de Prova: De cor rosa-claro, com toques de cereja, tem um nariz muito intenso a morango maduro, casado com notas de iodo e pimenta preta. Na boca surpreende, é texturado, salino, mas fresco, com os sais a persistir e a picar o palato. É um Rosé Vulcânico.
Vinificação: Vindima manual selectiva em cestos de 20Kg, Os cachos, são cuidadosamente seleccionados numa mesa de escolha e de seguida, as uvas são suavemente esmagadas e transportadas para as cubas de fermentação sem a ajuda de bombas. Aqui ficam a macerar entre 3 a 6 horas a baixa temperatura e a sangria resultante fermenta espontaneamente a 12ºC de forma a manter todo o potencial aromático.
Gastronomia: Rosé fresco, elegante e salino como poucos. Parceiro ideal de pratos de peixe, marisco e saladas. Tem volume e estrutura para pratos de carnes brancas. Perfeito para comida indiana, tailandesa e sushi.
Conservação e Serviço: Conservar a 6-8ºC para ser servido a 10ºC, e para ser bebido a 12ºC.
Enólogo: António Maçanita.