Por raro entende-se algo invulgar, pouco abundante ou que não acontece muitas vezes. É exatamente assim que entendemos este vinho, RARO, no melhor significado que esta palavra pode ter. Nascido de um ano que foi quente em muitas regiões, mas que na Bairrada produziu vinhos de grande requinte, simultaneamente com finura e potência, este Outrora proveniente da nossa vinha centenária localizada no vale de Cadoiços, captura aquilo que acreditamos ser a essência da casta e todo o esplendor que consegue atingir em anos especiais. O caráter atlântico do clima bairradino, juntamente com os seus solos argilo-calcários conseguem munir esta casta de uma personalidade única, embora nos coloquem grandes desafios. Nos verões mais chuvosos a argila torna o manuseamento desta casta sensível numa tarefa complicada, onde a precisão na viticultura é primordial e o momento da colheita é ditado por vários fatores além do ponto de maturação das uvas. Este 2015 revelou-se desde cedo austero mas sempre com uma rara pureza de fruta e porte paradoxalmente elegante e envolvente. Sabíamos estar na presença de algo com que a natureza ainda não nos tinha presenteado até então e fomos adiando, ano após ano, o lançamento de um vinho que foi sempre crescendo e que acreditamos que o continuará a fazer durante muitos anos. Só a natureza dirá quando voltará a existir uma nova edição de Outrora Raro.
Castas: Baga (100%)
Clima: Mediterrânico com influência Atlântica. Boas amplitudes térmicas com dias quentes e noites frescas e húmidas.
Solos: Argilosos com margas calcárias.
Notas de Prova: Nariz profundo onde as finas notas de cereja coabitam com as notas calcárias e iodadas, bem como com as sugestões de grafite, chocolate negro, pimenta preta e ervas silvestres. A boca, de recorte rico e tenso, catapulta todas estas sensações aromáticas para um final envolvente, salivante e muito longo. É um vinho de pendor gastronómico, obviamente, mas com uma grande plasticidade de emparelhamento devido à sua rara conjugação de leveza, riqueza e tensão. Poderá ser guardado durante vários anos com a garrafa deitada em local escuro e fresco.
Vinificação: Uvas parcialmente desengaçadas e fermentadas lentamente em lagar.
Estágio: 24 meses em barricas de carvalho francês (50% novas), de 500l e 228l. Engarrafamento em Setembro de 2017 e estágio em garrafa desde então.
Enólogo: Nuno do Ó & João Soares.
Disponibilidade: Em 1-3 dias úteis
Este produto está esgotado. Contacte-nos para mais informações.
Este produto está actualmente indisponível. Contacte-nos para mais informações.
Produto disponível apenas na loja física. Excluído de todos os descontos e ofertas promocionais. Contacte-nos para mais informações.
Este produto estará disponível em breve. Contacte-nos para mais informações.