Descrição
As características diferenciadoras do vinho Crasto Altitude 430 são, em primeiro lugar, as castas utilizadas – Tinta Francisca (70%) e Touriga Nacional (30%) – castas portuguesas, típicas do Douro. A casta Tinta Francisca, por ser uma casta que, em altitude, sempre apresentou uma boa frescura e uma componente aromática muito interessante, produzindo um vinho com uma cor mais aberta, mas com uma excelente estrutura. A casta Touriga Nacional, por se tratar de uma casta muito expressiva e que, também em altitude, apresenta ótima acidez, óptima frescura natural e, aromaticamente, apresenta aromas de frutos vermelhos mais frescos e não uma fruta tão densa como às vezes é normal nas uvas de Touriga Nacional de cotas mais baixas.
O vinho Crasto Altitude 430 tem um grau alcoólico baixo, próprio de uma zona de altitude (cota de 430 metros) e de uma exposição solar Norte, demonstrando toda a frescura e elegância das castas Tinta Francisca e Touriga Nacional quando plantadas nestas condições.
Abrindo um novo capítulo na história da Quinta do Crasto, o vinho Crasto Altitude 430 vem mostrar a capacidade de produzir vinhos na região do Douro com este perfil diferenciador.
Castas: 70% Tinta Francisca, 30% Touriga Nacional.
Nota de Prova: De cor granada, apresenta no nariz expressivas notas de frutos vermelhos, em perfeita sintonia com suaves aromas de bosque e especiaria fina. Na boca inicia de forma envolvente, evoluindo para um vinho de excelente volume e textura fina. Um vinho que demonstra toda a frescura e elegância das castas Tinta Francisca e Touriga Nacional, quando plantadas a uma cota de altitude de 430 metros e exposição norte. Um vinho sedutor que termina com excelente frescura e muita elegância.
Vinificação: As uvas, vindimadas e transportadas em caixas de 22kg, foram sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Foram posteriormente desengaçadas, ligeiramente esmagadas e transferidas para cubas de fermentação em aço inox com controlo de temperatura, onde fermentaram durante 4 dias com maceração pelicular e extração muito ligeira. Foram depois prensadas para barrica onde terminaram a fermentação.
Envelhecimento: Durante 12 meses em barrica usada de carvalho francês.
Gastronomia: Temperatura de Consumo 16-18º
Enólogo: Manuel Lobo