Descrição
Vista Alegre Tawny 50 Anos é o resultado de um sábio e cuidadoso envelhecimento em pipas de carvalho, combinados com a arte e magia do "blend".
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Barroca e Tinto Cão.
Notas de Prova: Cor: Âmbar profundo, com entretons verde azeitona. Aroma: Muito exuberante no nariz e extremamente complexo, sente-se como que uma explosão de aromas que se entrelaçam, tornando-o um vinho misterioso. Sobressaem os aromas de frutos secos torrados, café e melaço, com leves notas de folhas de tabaco e especiarias finas. Paladar: Impressiona pela complexidade que se sente logo na entrada, característica da sua já longa idade. A harmonia perfeita entre a frescura e os sabores mais intensos como notas de tosta de madeira, café e caramelo. É um vinho com final memorável.
Vinificação: Vinificação segundo método tradicional do Vinho do Porto. Após esmagamento suave com desengace parcial segue-se a fermentação alcoólica com maceração pelicular. A fermentação decorre sob temperatura controlada sendo parada pela adição de aguardente vínica. Todo o processo de vinificação, que é acompanhado pela equipa de enologia, tem em conta as castas, o seu grau de maturação e a doçura pretendida.
Estágio: Este lote tão especial é o resultado da combinação de vinhos do porto tawny velhos, escrupulosamente selecionados, envelhecidos em pipas muito antigas, nas nossas caves, em plena Região Demarcada do Douro, cuja média de idades de envelhecimento é de mais de 50 anos.
Conservação: Garrafa de pé a uma temperatura constante e ao abrigo da luz intensa. Após a sua abertura consumir, preferencialmente, entre em 22 a 26 semanas.
Consumo: Deve ser consumido a uma temperatura entre os 10ºC e os 12ºC. Pode associar-se ao foie gras assim como queijos ricos e intensos ou, servido simples com café ou chocolates. Excelente em sobremesas confeccionadas à base de chocolate, frutos secos e caramelo. Óptimo acompanhante, após café, para um bom charuto. Vinho do Porto sendo um vinho natural é susceptível, com o tempo, de criar depósito. Deve-se servir com cuidado para não turvar.