O vinho, pela uva.
A Pormenor Vinhos, começa a sua história em 2013 pela mão de Pedro Coelho.
Partindo da premissa de que, menos é mais.
A abordagem aos seus vinhos começa na vinha. Como Pedro Coelho gosta de dizer, procuramos vinhos puros e tradicionais com uma identidade bem marcada, onde o foco principal é a uva e a vinha.
Uvas colhidas manualmente começando o trajeto muito antes da vindima, o objetivo passa por produzir vinhos que reflitam a beleza das vinhas e as particularidades da terra, onde a prioridade passa por manter e transmitir o sentido de lugar, - o Terroir - único do Douro.
Naturalmente, o clima, o solo, as vinhas e as uvas, assumem-se como atores principais e a cada vindima, a sua justiça.
Um trabalho feito de forma a transmitir, posteriormente, na adega, todo o seu potencial trabalhando numa filosofia de intervenção mínima, com leveduras autóctones, indígenas e baixo So2 evitando, todos os aditivos não naturais.
As vinhas são velhas e tal como os vinhos, contam muita histórias, têm como destino o correspondente vinho, vinificadas em diferentes estilos e também diferentes tipos de fermentação.
Pedro, quer que as vinhas e os vinhos falem por si criando vinhos autênticos, feitos com pouca extração e longas macerações, sendo o objetivo, produzir vinhos elegantes e minerais, focados na sua frescura e acidez natural e que, tendem a ser contidos no grau alcoólico.
São posteriormente engarrafados com um previsível bom potencial de envelhecimento em garrafa, mas prontos para consumo a partir do momento em que estão disponíveis.
A Pormenor Vinhos, produz vinhos arrebatam e contam histórias, mas acima de tudo, que respeitam e representam a vinha, as mãos e os pés de quem a trabalha.
Uvas proveniente de diferentes vinhas plantadas em altitude e em diferentes locais do Douro, solos de xisto e granito, dependendo de cada vinho.